sexta-feira, 10 de novembro de 2017

PARÓQUIA SEGUE EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO



Cumprindo o seu Plano Pastoral 2017-2018, a Paróquia de Sant'Ana e São Joaquim vive de modo concreto a missão permanente. Setorizada desde 2010, seu foco tem sido no fortalecimento da vida pastoral pela animação bíblica e formação permanente na catequese e na vida litúrgica. Semanalmente acontece a Escola da Fé na Sede paroquial e em alguns dos seus 13 setores missionários (4 urbanos e 9 rurais).


Um destaque que se observa é a participação do Povo de Deus nas Missas do Setores; preparada com zelo por leigos comprometidos com a Missão e maduros na fé, a Celebração Eucarística é presidida pelos sacerdotes que servem a Paróquia. Os mesmo se colocam sempre à disposição para a partilha, a formação e a visitação das famílias, especialmente aos doentes.



 


"Não há lugar onde a Igreja não possa ir". Nas formações mensais, os presbíteros insistem que as "missas das ruas" sejam marcadas o mais distante possível do centro, dando maior atenção as periferias da cidade.



Porém "na missão sempre há desafios e em São José de Mipibu - diz o Pe Lenilson - o maior desafio quanto a missão ainda é a resistência de alguns poucos grupos para abraçar a missão de modo ordenado, através dos setores missionários. A questão é que sem vida missionária nos fechamos em pequenos 'guetos de segurança', onde adoecemos por falta da força do Evangelho, que transforma em primeiro lugar aquele que o anuncia".
 

0 comentários:

Postar um comentário