segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

PALAVRA A TODOS OS FIÉIS E REPRESENTANTES DO POVO

O padre Matias, vigário do município de São José de Mipibu, foi amplamente aplaudido pelos paroquianos na missa do último sábado.

Adotando um estilo próprio, o padre Matias, vigário novo na cidade, para se inteirar da vida religiosa e social do seu rebanho, tem visitado inúmeras famílias , a convite dos paroquianos,e em conversas, tem ouvido as preocupações do seu rebanho sobre as festas promovidas pela Prefeitura, realizadas na frente a Igreja Matriz.

Por unânimidade os católicos e não católicos têm se posicionado em desfavor da realização das festividades públicas nas proximidades da Igreja. Que as festas sejam mantidas, porém, em uma área previamente planejada pelo poder público.

Diante da solicitação feita pela população, o padre Matias encaminhou um documento para a chefe do Executivo, pedindo para que as festividades de grande porte na cidade, não aconteçam nas proximidades da casa de Deus.

O padre fez a leitura do documento encaminhado, e citando um documento celebrado entre a Igreja Católica Apostólica Romana e o governo do Brasil, fundamentou-se em direitos acordados entre as partes, que garantem a integridade física da Igreja Católica.

Depois de fazer a leitura do documento encaminhado ao Executivo, o padre pediu para que fosse feita a leitura do ofício respondido pela Prefeita Norma Ferreira, onde a gestora do município acata o pedido da Igreja, e alerta os paraquianos e a população ,para a possibilidade da não realização do "São João em São José", em função das dificuldades financeiras que o município vivencia.

Terminadas as leituras dos dois documentos, em sinal de respeito e reconhecimento pela atuação do padre Matias, os paroquianos aplaudiram o seu vigário.

Terminada a celebração, no centro da cidade, logo que a notícia se espalhou, todos louvaram o gesto do padre Matias, que com a atitude que tomou, fez a população recordar do saudoso monsenhor Barros, que certamente também teria tomado a mesma decisão.

Esta é a imagem que fica da Igreja Matriz de Sant'Ana e São Joaquim, em São José de Mipibu, logo após os eventos realizados pela Prefeitura Municipal.

" É O PADRE E O NEGÓCIO JÁ PEGOU... "

FONTE: http://www.blogdedaltroemerenciano.com.br/2010/05/padre-matias-foi-aplaudido-pelos-paroquianos/

Um comentário:

PREZADOS AMIGOS E PAROQUIANOS,

ESTA MATÉRIA FOI POSTADA NO DIA 03/05/2010, NUM DOS BLOGS DA NOSSA CIDADE. SEM DÚVIDA, FOI UMA DAS CONQUISTAS MAIS SIGNIFICATIVAS QUE JÁ TIVEMOS EM NOSSO PAROQUIATO, POR CAUSA DAS "SOLICITAÇÕES DOS FIÉIS CATÓLICOS E NÃO CATÓLICOS DA NOSSA PARÓQUIA E MUNICÍPIO", QUE FOI A RETIRADA DAS FESTIVIDADES COM GRANDES MULTIDÕES DE FRENTE DA IGREJA MATRIZ DE SANT'ANA E SÃO JOAQUIM. "VALE ENFATIZAR QUE ERA UM PROFUNDO DESEJO DOS PAROQUIANOS". FOI UM ANSEIO QUE NOS LEVOU AO DIÁLOGO COM O PODER EXECUTIVO DE ENTÃO, QUE PRONTAMENTE ATENDEU AO PEDIDO. INFELIZMENTE, ESTE ACORDO, QUE SINALIZAVA O RESPEITO E ATENÇÃO A TODA COMUNIDADE CRISTÃ CATÓLICA FOI DESRESPEITADO. COMO É NOTÓRIO, NESTAS FESTIVIDADES CARNAVALESCAS.

A IGREJA MATRIZ DE SANT'ANA E SÃO JOAQUIM É UM PATRIMÔNIO RELIGIOSO E HISTÓRICO QUE DEVE SER PRESERVADO POR "TODOS OS MIPIBUENSES", AINDA MAIS, OS QUE SÃO REPRESENTANTES PÚBLICOS. NO TEMPO EM QUE CHEGUEI AQUI PARA ASSUMIR O PAROQUIATO, TANTOS FIÉIS RECLAMARAM QUE A "IGREJA MATRIZ TINHA QUE SER PRESERVADA E RESPEITADA". AS PESSOAS URINAVAM NAS PROXIMIDADES DO TEMPLO, O SOM QUE, LIGADO POR VÁRIAS NOITES E COM ALTÍSSIMO VOLUME, PREJUDICAVA TODA A ESTRUTURA FÍSICA, AS IMAGENS QUE SÃO TOMBADAS, OS TRANSTORNOS QUE SÃO CAUSADOS AOS MORADORES DA VIZINHANÇA, JÁ QUE O CENTRO DA CIDADE NÃO COMPORTA FESTAS DESTE PORTE. JÁ PASSOU DA HORA DO PODER PÚBLICO "CONSTRUIR UM ESPAÇO APROPRIADO PARA ESTAS FESTIVIDADES". O RESPEITO À VONTADE DA POPULAÇÃO, PRINCIPALMENTE DAQUELA QUE É PREJUDICADA POR ESTAS AÇÕES DEVERIA SER CONSIDERADA. NÃO ENTRAREMOS EM TANTAS OUTRAS CONSIDERAÇÕES QUE SÃO FUNDAMENTAIS PARA A VIDA DO MUNICÍPIO E QUE ESTÃO SENDO DEIXADAS A DESEJAR. POR QUE INSISTIR NO RETORNO DESTAS FESTAS PARA A FRENTE DA MATRIZ? SE FAZEM QUESTÃO DE DIZER, PRINCIPALMENTE EM TEMPOS DE POLÍTICA PARTIDÁRIA, QUE SÃO DE SÃO JOSÉ E FAZEM TANTAS PROMESSAS, PORQUE NÃO PRESERVAM O QUE EXISTE DE MAIS IMPORTANTE DA CULTURA DO POVO MIPIBUENSE? SE QUERER OFERECER "FESTIVIDADES PARA O POVO",  QUE O FAÇAM SALVAGUARDANDO A IDENTIDADE CULTURAL DESTE MESMO POVO. "O SENTIMENTO RELIGIOSO É O QUE EXISTE DE MAIS SIMBÓLICO DA IDENTIDADE CULTURAL DOS MIPIBUENSES". CUIDEM DISTO! SE NÃO O FAZEM POR AMOR, FAÇAM AO MENOS POR UMA OBRIGAÇÃO CIDADÃ. QUAL SERÁ A INTENÇÃO DESTE PRIMEIRO MOMENTO? ELE É PREPARATÓRIO PARA QUE?

TENHO VÁRIAS OBSERVAÇÕES, MAS, SEM MAIS DELONGAS, TORNO PÚBLICO E NOTÓRIO, EM NOME DOS PAROQUIANOS DE SANT'ANA E SÃO JOAQUIM, QUE AMAM E ZELAM PELO BEM DA IGREJA MATRIZ, "QUE SOMOS TOTALMENTE CONTRÁRIOS À REALIZAÇÃO DE FESTIVIDADES DE GRANDE PORTE QUE JÁ CAUSARAM TRANSTORNOS E, QUE, POSSIVELMENTE, NUM FUTURO NÃO TÃO DISTANTE, VOLTEM A CAUSAR PERTUBAÇÕES QUE FEREM O SENTIMENTO RELIGIOSO E À ESTRUTURA FÍSICA DA IGREJA MATRIZ, COMO TAMBÉM AO PATRIMÔNIO LITÚRGICO QUE NELA ESTÁ CONTIDO".

RESPEITOSAMENTE E CIENTE DA RESPONSABILIDADE QUE TEMOS DE CUIDAR DO BEM DA NOSSA TÃO AMADA PARÓQUIA,

PADRE MATIAS SOARES 

PÁROCO DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU-RN

0 comentários:

Postar um comentário