quinta-feira, 18 de setembro de 2014

SEMANA NACIONAL DA VIDA

De 1° a 7 de outubro vivenciaremos a Semana Nacional da Vida, e no dia 8 do mesmo mês é celebrado o Dia do Nascituro. É dever do cristão defender a vida e para isso é necessário um aprofundamento no que diz a Doutrina da Igreja Católica, assim como a Palavra de Deus. Em prol desses estudos estão sendo vendidos na Secretaria Paroquial os livrinhos HORA DA VIDA ao preço simbólico de R$ 2,00 e você ainda ganha um livreto com o tema: Vida, o Primeiro Direito da Cidadania. Esta é uma iniciativa do Conselho Nacional da Pastoral Familiar.

 
"Todo ser humano é uma obra maravilhosa que tem o dedo de Deus. Estamos apresentando o subsídio "Hora da Vida". Convido todas as pessoas de boa vontade a adquirirem o subsídio e participarem das reflexões. Outubro é o mês missionário e temos a Semana da Vida, Dia do Nascituro (8), festa da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Queremos uma pátria livre de opressão, contra toda espécie de exploração e atitudes que machucam a vida. Como lema foi escolhido, "Vida e Missão: Lançar as redes em águas mais profundas" (cf. Lc 5,4). Se deve viver com profundidade, não podemos viver na superficialidade. Lembrando o tema da Campanha da Fraternidade 2014, somos chamados a cuidar e preservar a vida como dom maior. Devemos buscar sua riqueza maior e sua profundidade onde descobrimos os belos mistérios de Deus que enviou seu filho ao mundo para cuidar, proteger e santificar a vida.
A Pastoral Familiar assumiu a grande missão de orientar e despertar em todas as pessoas a responsabilidade para que se crie o ambiente favorável para dignificar e proteger a vida em todos os estágios. A sociedade desestruturada engole os direitos e deveres dentro dos lares, desestruturando a vida familiar, tolhendo a liberdade das crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.
As reflexões nos levam ao compromisso pessoal e familiar para buscar o equilíbrio humano. A oração, a convivência em grupos, a reflexão bíblica nos grupos de partilha e na bela experiência da amizade com os vizinhos e amigos que encontramos caminhos para que cada filho seja educado nos princípios éticos, e de justiça. É missão formar as pessoas para viver com liberdade os ensinamentos cristãos.
Como Maria e José, que souberam educar seu filho Jesus, nos apontem horizontes para aprendermos a amar a vida, o grande dom que recebemos de Deus."
Dom Frei Severino Clasen, OFM
Bispo Diocesano de Caçador (SC)
Refencial da Pastoral Familiar do Regional Sul 4 da CNBB

0 comentários:

Postar um comentário