sábado, 10 de maio de 2014

2º ENCONTRO NACIONAL DE LIDERANÇAS JOVENS DO MOVIMENTO EUCARÍSTICO JOVEM

Nos dias 02, 03 e 04 de maio de 2014, realizou-se na cidade de Baturité - CE, o 2º Encontro Nacional de Lideranças Jovens do Movimento Eucarístico Jovem – MEJ. Com o tema: “Um só pão, um só Corpo... um só Senhor” e o lema: “Construindo corações ao estilo de Jesus”, jovens de 14 estados do Brasil, viveram momentos inesquecíveis de oração, aprendizado e alegria. Os coordenadores do MEJ em São José de Mipibu participaram e nos trouxeram essas informações da matéria.


HISTÓRIA DO MEJ
O Movimento Eucarístico Jovem – MEJ é o ramo infanto-juvenil do Apostolado da Oração. A ala jovem dos devotos do Coração de Jesus. São Pio X foi o grande Papa da Eucaristia. Incentivando a comunhão das crianças e a comunhão frequente de todos os católicos, Pio X motivou decisivamente o nascimento da Cruzada Eucarística. Durante a Primeira Guerra Mundial – de 1914 a 1919, o Sumo Pontífice pediu que as crianças, os adolescentes e os jovens se unissem em uma cruzada universal para rezar pela paz no mundo.

O apelo vingou. Por volta de 1933, a Cruzada Eucarística somava quase três milhões de associados, internacionalmente. Em 1968, sob a inspiração do Papa João XXIII, a Cruzada passou a chamar-se Movimento Eucarístico Jovem.

Hoje, o MEJ existe em comunidades da Europa, da Ásia, da África e das Américas. É presença abençoada também no Brasil, em centenas de nossas paróquias.


EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU
A Cruzada Eucarística Mipibuense foi fundada em 15 de maio de 1948, tendo como diretor o Padre Antônio Barros e como zeladoras Eusa de Melo Palhano, Laura Bernarda e Odete Pereira da Silva (hoje da comunidade filhas de Sant'Ana, em Recife). Inicialmente com dez cruzadas, quatro aspirantes e doze simpatizantes. Foram escolhidos patronos da Cruzada, São Tarcísio e Santa Terezinha do Menino Jesus. Após trinta e quatro anos, a Cruzada Eucarística Infantil transformou-se em Movimento Eucarístico Jovem.

O Movimento Eucarístico Jovem foi fundado no dia 31 de outubro de 1982, em homenagem ao 41º aniversário de Ordenação Sacerdotal do Monsenhor Antônio Barros, quando houve a solenidade de restauração da Cruzada Eucarística, agora com o nome de Movimento Eucarístico Jovem.

Na ocasião, ingressaram 31 jovens. A partir deste ano (1982), as reuniões do Movimento Eucarístico Jovem passaram a ser realizadas semanalmente. Hoje o Movimento Eucarístico Jovem conta com jovens que buscam encontrar, na Eucaristia, fonte de vida e esperança.


O ENCONTRO
Com a presença marcante de reprentantes religiosos de diversos países, entre eles o Pe. Frédéric Fornos, SJ, Diretor Geral do MEJ em Roma, o Pe. Cláudio Barriga, SJ(Chile), ex-diretor, a Irmã Lourdes Varguez, (Canadá), , Pe. Juan Cavana, SJ (França), Pe. Otmar Jacob Schwengber, SJ (Brasil), Secretário Nacional do AO e MEJ Brasil, Pe. Javier Pérez Enciso, SJ, Diretor Arquidiocesano do AO e MEJ no Rio de Janeiro, Pe, Alexandre, SJ de São Paulo, o encontro teve como objetivo estruturar nacionalmete o MEJ no Brasil, aprofundar a identidade e espiritualidade e unir num só corpo as lideranças jovens do Movimento. Fomos acompanhados pelo Pe. Matias Soares, nosso Pároco, que participou ativamente de todo o evento e celebrou a Missa de abertura.

A delegação do Rio Grande do Norte, além de nossa cidade, foi representada por dois jovens da cidade de Monte Alegre, cujo Movimento também foi fundado pelo Mons. Antônio Barros e Eusa de Melo Palhano. 

O encontro tratou de temas como a Realidade da juventude no Brasil, a Identidade e a espiritualidade do AO e MEJ e a estruturação do MEJ no Brasil. Grupos de estudos se reuniram para discutir as realidades e os desafios de nossa juventude. Os jovens também participaram de oficinas sobre: o Jovem e a missão; O MEJ e seu ideal e Arte-desenho e pintura. Foi oferecido ainda, um mini retiro Inaciano, com oração, meditação e reflexão da Palavra de Deus, além da vivência da Santa Missa, todos os dias. A cultura local também se fez presente, numa animada noite de “São João”, com danças e comidas típicas do nordeste brasileiro. 

O encontro contou com o apoio do MEJ de Fortaleza e com a organização da Coordenação Nacional, na pessoa do jovem Everson Donizete e encerrou-se com a Missa Envio, realizada num cenário deslumbrante da serra do Mosteiro dos Jesuítas. No dia 5 de maio, retornamos da nossa viajem, mas antes, participamos da Santa Missa na Capela do Santíssimo da Catedral da Sé, em Fortaleza, para agradecer a Vida Sacerdotal do Padre Matias Soares, que celebra 10 anos de Ordenação. Num momento simples, mas cheio de unção do Espírito Santo, rendemos com ele, graças ao bom Deus pela sua vocação e missão em nosso meio e agradecemos de maneira especial o apoio e companhia no encontro. Ressaltamos que era o único Padre a acompanhar sua delegação, numa demonstração de amor e dedicação as causas de sua paróquia.


Se caminhando lado a lado com Senhor Jesus você percebe que Ele o convida para ser amigo e companheiro,
Venha para o MEJ e seguiremos juntos pelos caminhos da Eucaristia!

Reuniões todos os sábados para crianças de 6 a 12 anos, às 14h e para jovens a partir dos 12 anos, às 15h, na Igreja Matriz. Participação na Santa Missa das 7h, todos os domingos.

MAIS FOTOS NO LINK ABAIXO:

0 comentários:

Postar um comentário