segunda-feira, 28 de abril de 2014

XIV DESPERTAR JOVEM

Quando perguntamos aos jovens o que acharam do XIV Despertar Jovem, logo vemos o sorriso aparecer no rosto e palavras de grande satisfação saírem de suas bocas. Realmente foi um evento bastante aguardado, realizado nos dias 26 e 27 de abril, pela Pastoral da Juventude da Paróquia de Sant'Ana e São Joaquim, que contou com a participação de 158 jovens do Centro e das Comunidades de São José de Mipibu. Este ano o Encontro teve como tema: A importância da palavra de Deus para a vida e missão. Toda a Igreja se mobilizou para tornar este Despertar inesquecível. Houve a colaboração dos jovens de outros grupos, movimentos e pastorais, como também o envolvimento dos casais católicos da paróquia, alguns deles abriram as porta de suas casas para que os jovens que moram em locais distantes pudessem pernoitar durante o encontro. A programação do final de semana, pensada com todo carinho pela Pastoral da Juventude, foi bastante intensa.


O sábado iniciou com o credenciamento seguido de um momento de louvor com Ministério Resgata-me, abertura feita por Marcelo e apresentação do Grupo Passus, dinâmica de entrosamento e palestra sobre o tema do encontro com o seminarista Hugo. A tarde começou bastante animada, o espírito jovem inundou o Instituto Pio XII, a presença de Deus foi constante. Houve um momento de reflexão com Jarbas e Emília e para fechar, Adoração ao Santíssimo com Padre Lenilson. À noite, uma belíssima festa com o tema "Anos 60" serviu de confraternização entre os encontristas e foi comandada pelo Domus Dei.


O domingo começou com louvor e apresentação do grupo de jovens NICP, do Quebra Fuzil, seguido da palestra "É para a liberdade que Cristo nos libertou" com Jairo Junior. As oficinas, que já acompanham o evento, ganharam reforços este ano, e dividiram-se em temas que dialogam diretamente com a realidade do jovem: 'Dança' com Emília, 'Música' com Aldo, 'Jovem e Missão' com Emanoel (Filho de Santana), 'Redes sociais' com Leandra e Pedro, e 'Jovem Eucarístico' com Thiago (Filho de Santana). Tudo isso foi seguido de uma dinâmica com Marcelo.


Ainda no domingo à tarde houve a plenária com a partilha do conhecimento e experiências adquiridas. Logo após uma conversa do Padre Matias com os participantes, que fez questão de enfatizar a importância do protagonismo do jovem nas ações evangelizadoras da Paróquia, afim de levar aos seus amigos a forma de viver do verdadeiro cristão. Como não poderia deixar de ser, a culminância do Despertar foi a Celebração da Santa Missa à partir das 16h, um momento muito bonito onde todos renderam graças a Deus pelo encontro pessoal com Jesus Cristo que tiveram a oportunidade de participar.


A Paróquia como um todo agradece aos que colaboraram com a realização do XIV Despertar Jovem e parabeniza em especial a Pastoral da Juventude pela iniciativa. Foi uma forma de vivenciar o tema proposto pelo encontro, levar a palavra de Deus a outros jovens nesta missão que nos foi dada de pregar o Evangelho a toda criatura. Aos que não estiveram presente, podem sentir um pouco do clima do encontro pelas fotos no link abaixo, e aproveitar para no próximo ano também participar conosco! A paz de Cristo a todos!

0 comentários:

Postar um comentário