domingo, 20 de abril de 2014

SEMANA SANTA | VIGÍLIA PASCAL

Neste sábado celebramos a tão esperada Vigília Pascal. A alteração no horário da celebração para as 19h permitiu que o número de fiéis fosse significativamente maior que nos anos anteriores, o que fez o momento se tornar ainda mais bonito e emocionante. A liturgia iniciou com as luzes da Igreja apagadas e com a preparação do círio, que é a luz da Páscoa, ou seja, Cristo, a luz do mundo. Todos os paroquianos já estavam portando suas velas e com elas iluminaram toda a Igreja Matriz.


A Vigília Pascal é uma das liturgias mais ricas em conteúdo e simbolismo que a Igreja celebra. O núcleo de todo o ano litúrgico, de que nasce qualquer outra celebração, é a Vigília Pascal, que culmina na oferta do sacrifício de Jesus Cristo no altar da Cruz. Segundo antiga tradição da Igreja, esta é uma noite de vigília em honra do Senhor (cf. Ex 12, 42). Os fiéis, como recomenda o Evangelho (cf. Lc 12, 35ss), devem esperar como os servos, com as lamparinas acesas, o retorno do Senhor, para quando Ele chegar os encontre em vigília e os convide a sentar-se à mesa. 


Após a solene vigília do Sábado, foi celebrada a Missa onde percebemos que o “Aleluia” foi cantado também de forma muito solene, pois não se entoava desde o início da Quaresma. Depois, todos renovaram os seus votos batismais e receberam a aspersão da água. É a forma que temos de aguardar a Ressurreição do Senhor enquanto relembramos os sacramentos da Iniciação Cristã.


Em seguida a Liturgia Eucarística seguiu como de costume, marcando assim a primeira Missa do Dia da Páscoa. Ao ser proclamada a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, com muita alegria o povo de Deus seguiu em procissão carregando as imagens de Cristo e Maria, sua mãe. Os jovens entoavam cantos de alegria, e todos confraternizavam entre si, pois a Igreja está em festa! Jesus Cristo vive e reina para sempre! Feliz Páscoa para todos! A Paz de Cristo!


Fonte:
http://wiki.cancaonova.com/index.php/S%C3%A1bado_Santo

0 comentários:

Postar um comentário