quarta-feira, 12 de março de 2014

SIMPÓSIO TEOLÓGICO PASTORAL EM NATAL REALIZA APROFUNDAMENTO NO CATECISMO

Direcionando sua atenção aos agentes de pastoral e leigos que desejam se aprofundar no Catecismo da Igreja Católica, a Arquidiocese de Natal, no Rio Grande do Norte, organizará no próximo dia 5 de abril o 1º Simpósio Teológico Pastoral.


Aproveitando este assunto, o Padre Matias Soares, coordenador do Simpósio, confirmou, em entrevista para a Gaudium Press, que a equipe de coordenação vem se reunindo frequentemente para tratar dos assuntos a serem abordados no evento, que terá como base o Catecismo da Igreja Católica", em consonância com a campanha "Um Catecismo em cada Lar", lançada pelo Arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha, em novembro do ano passado.

De acordo com o Padre Matias, o intuito do encontro "é introduzir Discípulos Missionários, agentes de pastoral e seguimentos eclesiais para estarem junto com os padres na organização das Escolas da Fé em todas as células eclesiais da nossa Igreja Particular", ressaltando o Simpósio em sintonia com Plano Arquidiocesano de Pastoral, constituído com base na proposta teológica e pastoral da V Conferência de Aparecida.

A campanha "Um Catecismo em cada Lar", conforme explicou o sacerdote, servirá para fazer da "formação permanente" o eixo a ser fortalecido na ação Missionária Pastoral da Igreja de Natal.

"A formação tem que ser uma prioridade em todas as Igrejas Particulares. É o maior e melhor investimento que podemos fazer é o aprimoramento dos fiéis das comunidades", completou.

O Arcebispo Dom Jaime, continuou, aposta e apoia as iniciativas que favoreçam o aprimoramento continuado da formação.

O Padre Matias ainda emitiu sua opinião sobre o Catecismo da Igreja nos tempos atuais e a compreensão dos ensinamentos por parte das pessoas.

Neste sentido, o religioso usou como referência o Papa Emérito Bento XVI, que "continua sendo um baluarte nesta preocupação da ‘racionalidade da Fé'" e indicou a leitura do livro de autoria do Pontífice intitulado "Introdução ao Cristianismo", para que entendamos a sua preocupação quanto à "crise de Fé do homem contemporâneo" e com a Nova Evangelização.

"O Catecismo da Igreja Católica é uma síntese harmônica e sistemática do que não pode ser confuso na vida cristã. Todos os fiéis leigos, e quem tem a responsabilidade de ser formador, devem ter a preocupação com o método, sem negar todo este patrimônio que forma esta ‘sinfonia da verdade'."

Para o sacerdote, o Catecismo tem por finalidade se basear na verdade, conforme escrito na constituição apostólica "Fidei Depositum", onde "ele deve apresentar, com fidelidade e de modo orgânico, o ensinamento da Sagrada Escritura, da Tradição viva na Igreja e do Magistério autêntico, bem como a herança espiritual dos Padres, dos santos e das Santas da Igreja, para permitir conhecer melhor o mistério cristão e reavivar a fé do povo de Deus".

O Padre Matias também destacou que a realização do Simpósio Teológico Pastoral foi um pedido do Arcebispo Dom Jaime, pois ele "se preocupa com a formação da porção do povo que Deus lhe confiou".

"A sua palavra é sempre de encorajamento e acompanhamento do que está sendo planejado", enalteceu.

Finalizando a entrevista, o sacerdote reforçou que a palavra do arcebispo e de toda equipe organizadora do projeto é de confiança, pois eles acreditam no "Protagonismo dos Leigos" no desempenho de atividades relacionadas a Igreja.

"O magistério do Papa Francisco já vem sendo para toda a Igreja como uma palavra de apoio e encorajamento. O que precisamos e devemos fazer é abrir o coração a uma total Conversão Pastoral. Vamos à missão! Formemos as mentes e os corações para fazer com que toda a nossa Igreja Particular de Natal seja missionária e promotora da vida plena para todos! Deus os abençoe e que Nossa Senhora da Apresentação interceda por nós!", concluiu.

Por Leandro Massoni Ilhéu

Conteúdo publicado em gaudiumpress.org, no link http://www.gaudiumpress.org/content/56747-Simposio-Teologico-Pastoral-em-Natal--RN--realiza-aprofundamento-no-Catecismo#ixzz2vmfRndyQ 

0 comentários:

Postar um comentário