domingo, 16 de fevereiro de 2014

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA SERÁ TEMA DE SIMPÓSIO NA ARQUIDIOCESE DE NATAL

No dia 05 de abril, a Arquidiocese de Natal realiza o I Simpósio Teológico Pastoral, que vai abordar o Catecismo da Igreja Católica, sendo um dos frutos da campanha “Um Catecismo em cada lar”, lançada no ano passado. As inscrições para o simpósio terão início no próximo dia 24 de fevereiro, e para participar, os interessados devem se inscrever na tesouraria da Arquidiocese (subsolo da Catedral), e pagar uma taxa de R$ 35, que dará direito ao lanche e almoço. As atividades vão acontecer no Colégio Nossa Senhora das Neves, no bairro Alecrim, em Natal, das 08h às 18h, e quem vai assessorar o encontro será o monsenhor Antonio Luiz Catalan, membro da comissão doutrinal da CNBB, que vai abordar diversos aspectos do Catecismo. O jornal A Ordem desta semana, entrevista o coordenador geral do evento, o padre Matias Soares.

A Ordem: Qual a proposta do Simpósio Teológico Pastoral?
Pe. Matias: Nós queremos como Arquidiocese de Natal, promover este simpósio, tendo em vista a animação, a formação, e também o incentivo para todo o clero, todas as lideranças, religiosos, religiosas, e novas comunidades da nossa Arquidiocese, a fim de que a campanha lançada pelo nosso arcebispo, Dom Jaime, possa ser efetivada nas bases, nas várias realidades da nossa Igreja particular. Claro que o simpósio tem esse cunho mais introdutório, digamos assim. Ele vem justamente para ser essa luz, num primeiro momento, a fim de que nos zonais, nas paróquias, nas congregações religiosas, seja trabalhado o Catecismo da Igreja Católica, isso como fruto do Ano da Fé, como consequência de tudo o que celebramos aqui na nossa Arquidiocese. Temos toda essa motivação, esse impulso, como algo concreto, algo que queremos realizar na nossa Igreja diocesana, com a finalidade de que o conhecimento sistemático, das verdades da nossa fé cristã católica possa chegar nos vários recantos de nossa Igreja.

A Ordem: De que forma vai ser desenvolvida a programação do simpósio?
Pe. Matias: Nós teremos basicamente dois momentos. Teremos a introdução, com uma palavra de acolhida e abertura, do nosso arcebispo, Dom Jaime. No segundo momento, nós teremos as reflexões que serão feitas pelo assessor, o monsenhor Antonio Luiz Catalan, membro da comissão doutrinal da CNBB. Ele vai nos auxiliar a ter essa visão do todo do Catecismo da Igreja Católica, tendo em vista as quatro partes, a finalidade do livro, porque ele foi pensado pela Igreja Católica, e qual a razão de ser do Catecismo. Então, ele fará um pouco dessa abordagem, vai trabalhar o conteúdo programático do Catecismo. Tudo isso será realizado na parte da manhã. À tarde, nós teremos um outro momento, em que uma média de oito a dez padres da nossa Arquidiocese, irão trabalhar partes do Catecismo, com a realização de oficinas. Para concluir, o monsenhor que foi convidado para assessorar o evento, vai fazer uma síntese daquilo que foi apresentado e estudado nas oficinas. Queremos que este seja um momento de luz e de visão mais ampla da importância do Catecismo da Igreja Católica, e como o conteúdo deve ser trabalhado nas comunidades, nos zonais, nas Paróquias e nas várias instâncias de nossa Arquidiocese.

A Ordem: Quem pode participar deste encontro?
Pe. Matias: Primeiro quero lembrar que um momento voltado para todo o clero, para os religiosos, religiosas, e sem dúvida alguma, esperamos a participação do nosso querido povo de Deus. O nosso arcebispo, Dom Jaime, acredita no protagonismo dos leigos. O papa Francisco nos lembra constantemente, a primazia da formação permanente, não só do clero, mas também do laicato. Todos nós que compomos a Igreja de nosso Senhor, devemos ser discípulos missionários da nossa realidade eclesial. Na nossa Igreja particular de Natal, devemos trabalhar a comunhão, e essa comunhão passa, sem dúvida alguma, pela fé. Então, meus irmãos, é importante que tenhamos isso sempre presente, e que todos os fiéis leigos procurem fazer as suas inscrições. Lembramos que todas as Paróquias têm a oportunidade de fazer a sua inscrição, e os interessados podem procurar a cúria metropolitana para participar deste encontro.

A Ordem: Qual a importância deste evento para a Arquidiocese de Natal?
Pe. Matias: Este é um evento que reafirma um protagonismo que a Igreja de Natal sempre teve no seu currículo, o de sempre acreditar no seu laicato. Nós vemos também que este evento é um primeiro momento de muitos outros que queremos promover em nossa Arquidiocese. Nós estamos contando com o incentivo do nosso arcebispo. É um desejo dele que esse protagonismo aconteça. Esse também é um momento de ânimo, de encorajamento, de todos aqueles que querem assumir a missão na nossa Igreja particular de Natal.

Entrevista do Padre Matias Soares feita pelo jornal A Ordem, da nossa Arquidiocese.




Pe. Matias Soares
Pároco de São José de Mipibu-RN
Vigário Episcopal Sul da Arquidiocese de Natal-RN

0 comentários:

Postar um comentário