quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

3º CONGRESSO NACIONAL DA PASTORAL DA JUVENTUDE RURAL

Você conhece a Pastoral da Juventude Rural? E mais ainda, você sabia que  temos jovens das comunidades rurais iniciando este bonito trabalho em nossa Paróquia? Hoje é sobre eles que nós vamos falar um pouco, bem como acerca do Evento que alguns membros do grupo tiveram a oportunidade de participar recentemente, em Recife, o III Congresso Nacional da Juventude Camponesa.


A PJR foi constituída em 1983, por jovens (moças e rapazes), camponeses e cristãos, tendo uma raiz no sul (RS) e outra no nordeste(PE) do Brasil. Neste ano de 2014 foram definidos alguns pontos de atuação desta pastoral, são eles: o combate ao agronegócio, a luta por acesso à terra e garantia do território, acesso ao trabalho e à renda, bem como à educação e melhoria da qualidade de vida no campo.


A missão da PJR consiste em evangelizar e conscientizar a juventude camponesa, especialmente as jovens e os jovens empobrecidos, e formar militantes cristãos, discípulos missionários e discípulas missionarias de Jesus Cristo, para contribuir na transformação da sociedade assumindo a construção do projeto popular de campo, articulado ao de sociedade, e lutar pela vida do planeta terra.


A sua organização se dá através de grupos de base que podem ser: Grupos de jovens junto as comunidades rurais, GPR - Grupos de produção  e resistência, como alternativa da juventude permanecer na roça e também os Grupos de vivência, que acontecem na cidade e em escolas e visam o cultivo da identidade.


O III Congresso Nacional da Juventude aconteceu no mês de janeiro nos dias 14 a 19, no Parque de Exposições do Cordeiro, em Recife/PE. Durante esses dias, jovens de todo Brasil tiveram a oportunidade de se encontrar e juntos discutirem questões pertinentes acerca da garantia dos Direitos Sociais Básicos às comunidades que vivem em zonas rurais. Foram cerca de 1700 jovens e assessores, vindos de 21 Estados do Brasil, a saber, RS, SC, PR, SP, RJ, ES, MG, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA, PA, TO, GO, MS e AC, e do Distrito Federal, inspirados no tema “Na caminhada pela Terra Livre Brasil” e no lema “Juventude Camponesa: Terra, Pão e Dignidade” que se reuniram para estudar, lutar e celebrar a caminhada Pastoral.


Os jovens devem se conscientizar e conhecer a realidade a que estão inseridos, pois só assim poderão reivindicar condições dignas de vida em todos os segmentos da sociedade. Com este objetivo, a Pastoral da Juventude tem uma grande importância e contribuição para nossa comunidade, permitindo desta forma a reflexão diante de temas como: reforma agrária, agrohidronegócio, agricultura familiar, alimentação saudável etc.


Oramos a Deus que Ele continue dando força e perseverança aos jovens que seguem nesta caminhada, tanto em São José de Mipibu, como em todo Brasil. Agradecemos também pelas informações da jovem Gilmara que atualmente é membro da PJR e participou do Congresso.


Quem quiser saber mais sobre o III Congresso Nacional da Juventude Camponesa, acesse:


MAIS FOTOS NO LINK ABAIXO:

0 comentários:

Postar um comentário